A CPTM participou, nesta sexta-feira (25/10), do último dia de apresentações da 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP, realizada no Nikkey Palace Hotel, na Liberdade, São Paulo. O evento teve início na terça-feira (22/10), reuniu especialistas e profissionais do setor para compartilhar experiências e inovações em tecnologia metroferroviária.
Os finalistas da categoria 3 do 11º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroviários, Anderson Ribeiro da Conceição, Daniel Amélio e João Victor Barriento apresentaram os detalhes sobre o projeto de transbordo de passageiros com utilização de prancha, criado pela CPTM em janeiro de 2024.
Durante a palestra, os representantes da companhia destacaram que atualmente existem dois tipos de pranchas: a padrão, que é reta na horizontal, e o modelo prancha-escada, ambas criadas pela CPTM. O segundo modelo é capaz de ser utilizado como prancha padrão e em formato de escada se necessário.
Com o uso da prancha, a equipe consegue realizar o transbordo de 35 passageiros por minuto. "Em 2024 houve redução de 85% dos desembarques em via. Conseguimos ter mais segurança operacional, maior controle e fluidez no transbordo, além de redução no tempo de transferência e no impacto causado no passageiro", explicou Anderson Ribeiro.
O dia começou com as palestras de Ricardo Pereira da Silva, analista de Geoprocessamento, que falou sobre a implementação do Sistema de Informação Geográfica (SIG) como ferramenta de gestão ambiental da CPTM, artigo finalista da categoria 2 do 11º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroviários, que abrange sustentabilidade, meio ambiente, gestão, comunicação com o usuário e formação profissional.
Foram abordadas as soluções que o Centro de Controle Ambiental (CCA), o SIG da Gerência de Meio Ambiente da CPTM, trouxe com sua integração. Entre os resultados estão a prevenção de impactos ambientais na operação, como quedas de árvores; a otimização de recursos; o aumento da confiabilidade dos serviços; e a elevação do índice de satisfação dos passageiros.
Paralelamente, Natália Prado, coordenadora do Comitê de Responsabilidade Social da companhia, apresentava o projeto Linha da Moda. O projeto busca ressignificar uniformes inservíveis que seriam incinerados, tendo como foco o conceito de moda sustentável e o consumo consciente.
"A produção técnica e acadêmica deve ser incentivada de forma permanente. Pretendemos criar uma rede com os profissionais que compareceram ao evento para divulgação do nosso projeto em outros modais de mobilidade urbana, afinal o tema educação ambiental é atualíssimo e necessário", disse Natália, após a palestra. O artigo também foi finalista da categoria 2 do 11º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroviários.
Na parte da tarde, Maria Luisa do Vale e Carlos Eduardo Scheliga do Departamento de Gestão de Riscos e Controle Interno, apresentaram o processo de implantação da Gestão de Riscos na CPTM, mostrando todo o processo realizado nos últimos 5 anos, destacando ainda, os objetivos esperados pela CPTM, os mitos superados nesse processo, as etapas vencidas e as chaves de sucesso. O projeto também foi um dos finalistas da categoria 2.
"Pensar em Gestão de Riscos a cada instante de decisões evidência a maturidade e o preparo das ações, frentes aos desafios que se apresentem", afirmou Maria Luisa do Vale, durante a apresentação.
A Semana de Tecnologia Metroferroviária, organizada pela AEAMESP, celebra três décadas de contribuição para o fortalecimento da tecnologia metroferroviária no país e que tem como objetivo a promoção, valorização técnica dos profissionais e a difusão de inovações no setor. O evento reúne mais de 80 palestrantes nacionais e internacionais e oferecendo mais de 40 horas de conteúdo exclusivo para cerca de 1.500 participantes, entre especialistas, profissionais e representantes de empresas do setor metroferroviário.
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em 1.858 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.
638714197328734092 Ocorreu o seguinte erro: Value does not fall within the expected range. Microsoft.SharePoint.Library at Microsoft.SharePoint.Library.SPRequestInternalClass.GetMetadataForUrl(String bstrUrl, Int32 METADATAFLAGS, Guid& pgListId, Int32& plItemId, Int32& plType, Object& pvarFileOrFolder)
at Microsoft.SharePoint.Library.SPRequest.GetMetadataForUrl(String bstrUrl, Int32 METADATAFLAGS, Guid& pgListId, Int32& plItemId, Int32& plType, Object& pvarFileOrFolder)
at Microsoft.SharePoint.SPWeb.GetListItem(String strUrl, Boolean bFields, String[] fields)
at CPTM.Portal.Commom.Noticias.GerenciamentoNoticias.GetNoticiasRelacionadas(SPWeb web, UInt32 rowLimit)
at CPTM.Portal.Web.WebParts.NoticiasRelacionadasWebPart.NoticiasRelacionadasWebPartUserControl.Page_Load(Object sender, EventArgs e)