Nesta quarta-feira (15/01), a CPTM realiza um mutirão para combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor das doenças virais Dengue, Chicunguya e Zika. Organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da CPTM (CIPA), o Dia D vai identificar e eliminar os criadouros em todas as dependências da companhia, incluindo estações, bases de manutenção, via permanente, pátios e oficinas e áreas administrativas.
Durante a atividade, os funcionários voluntários vão identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito, como recipientes que podem acumular água - copos, bandejas de isopor, pneus, pratos de vasos e alguns tipos de plantas, como bromélias e saliências em troncos.
O mutirão também tem como objetivo conscientizar os colaboradores sobre a importância de manter a vigilância constante em relação ao risco de proliferação dos mosquitos, uma vez que os ovos podem ficar encubados por até um ano. "Pretendemos alertar sobre os perigos das doenças causadas pelo Aedes Aegypti, as formas de prevenção, os sintomas e o tratamento", explica Carlos Eduardo Teixeira Scheliga, presidente da CIPA da CPTM.
Para colocar em prática o mutirão, trinta e seis colaboradores, representantes de todas as CIPAS da companhia, participaram de uma palestra de orientações do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), da Secretaria Estadual da Saúde. Eles atuarão como disseminadores, repassando os ensinamentos e orientações para os demais empregados.
Além do treinamento, os voluntários também estarão equipados para fazer os mapeamentos e limpeza das áreas. Para manter a prevenção e o controle constante, panfletos e adesivos serão colocados nos postos de trabalho, com o tema "Combate Permanente ao Aedes Aegypti".
O plano de ação possibilita que os colaboradores também atuem como multiplicadores permanentes das orientações na empresa e em suas casas. A equipe deve acompanhar os resultados do trabalho e manter o mapeamento dos possíveis locais de riscos para a reprodução do Aedes Aegypti.
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em 1.868 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.
638725500613710629 Ocorreu o seguinte erro: Value does not fall within the expected range. Microsoft.SharePoint.Library at Microsoft.SharePoint.Library.SPRequestInternalClass.GetMetadataForUrl(String bstrUrl, Int32 METADATAFLAGS, Guid& pgListId, Int32& plItemId, Int32& plType, Object& pvarFileOrFolder)
at Microsoft.SharePoint.Library.SPRequest.GetMetadataForUrl(String bstrUrl, Int32 METADATAFLAGS, Guid& pgListId, Int32& plItemId, Int32& plType, Object& pvarFileOrFolder)
at Microsoft.SharePoint.SPWeb.GetListItem(String strUrl, Boolean bFields, String[] fields)
at CPTM.Portal.Commom.Noticias.GerenciamentoNoticias.GetNoticiasRelacionadas(SPWeb web, UInt32 rowLimit)
at CPTM.Portal.Web.WebParts.NoticiasRelacionadasWebPart.NoticiasRelacionadasWebPartUserControl.Page_Load(Object sender, EventArgs e)