Notícias

Voltar para Notícias Obras e Manutenção | 28/03/2025 08:20:12

 

​CPTM terá mudanças na operação no fim de semana para obras de melhorias

 Alterações começam na noite de sábado e vão até o fim da operação de domingo

Os passageiros que utilizam as linhas de trens da CPTM devem ficar atentos às mudanças operacionais que serão realizadas entre sábado (29/03) e domingo (30/03) para a execução de obras de melhorias e modernização ao longo da via férrea.

A mudança mais significativa para o passageiro acontece na Linha 10-Turquesa, das 09h às 18h de domingo. Neste período, os trens que seguem em direção a Jundiaí não irão parar nas estações Prefeito Saladino e Utinga. Desta forma, quem deseja embarcar nestas estações para seguir rumo à capital paulista deve embarcar no sentido Rio Grande da Serra até a estação Santo André e reembarcar no sentido oposto.

Já o passageiro que vem de Rio Grande da Serra e quer desembarcar em uma das duas estações deverá seguir até São Caetano e retornar ao local desejado. Além disso, na estação Santo André, também no mesmo horário, os trens utilizarão apenas a plataforma 4. As mudanças possibilitarão que a CPTM realize a substituição de trilhos, execução de soldas, alívio de tensão e carga e descarga de materiais de via.

Ainda no Serviço 710, das 21h de sábado até 07h de domingo, todos os trens utilizarão apenas a plataforma 6 da estação Palmeiras-Barra Funda, na Linha 7-Rubi, para o embarque e desembarque de passageiros. No período, serão realizadas obras para garantir o pleno funcionamento de uma chave seccionadora (equipamento elétrico que desenergiza as seções de um circuito, mantendo a carga em um nível razoável para que possa haver o manuseio do equipamento sem colocar em risco a segurança do operador).

Além disso, durante toda a operação comercial de domingo, os passageiros utilizarão a plataforma 2 das estações Perus e Caieiras, também na Linha 7-Rubi, para que a CPTM realize a remoção de vegetação que interfere nas linhas elétricas de transmissão e de tração.

Na Linha 11-Coral, durante toda a operação comercial de domingo, as estações Corinthians-Itaquera, Dom Bosco, José Bonifácio e Guaianases terão à disposição do passageiro apenas a plataforma 1. Neste dia serão feitas a descarga e substituição de dormentes especiais, movimentação de dormentes de concreto, socaria manual, substituição de jacarés (utilizados para conectar e alinhar os trilhos), emendas, execução de soldas e limpeza de faixa.

Já na Linha 12-Safira, das 23h de sábado às 20h de domingo as composições utilizarão apenas a plataforma 2 das estações Jardim Helena-Vila Mara, Itaim Paulista e Jardim Romano para a realização de manutenção preventiva de máquinas de chave – parte fundamental dos Aparelhos de Mudança de Via (AMV); além obras e manutenção na rede aérea.

E a partir das 21h de domingo até o fim da operação, os trens utilizarão apenas a plataforma 1 das estações Comendador Ermelino e São Miguel Paulista para a realização de adequações na rede aérea.

Os colaboradores estarão à disposição para auxiliar os passageiros nos seus deslocamentos. Todas as mudanças na operação estão sendo informadas aos passageiros por avisos sonoros, painéis eletrônicos e sinalização no local. É possível também acompanhar pelas redes sociais da companhia e esclarecer dúvidas pelos canais de atendimento: Central de Relacionamento no 0800 055 0121 ou pelo WhatsApp (11) 99767-7030.

Mudanças na circulação na estação da Luz
E vale lembrar que desde 17/03 até 01/04 os trens que seguem em direção à estação Aeroporto-Guarulhos sairão da estação da Luz, e não mais da estação Palmeiras-Barra Funda. Os trens continuarão utilizando a plataforma 5 para embarque e desembarque de passageiros.
          
Essas mudanças na circulação divulgadas são necessárias para que a CPTM realize uma remodelagem completa dos trilhos entre as Estações Palmeiras-Barra Funda e Luz, etapa fundamental do projeto de levar a Linha 11-Coral para a zona oeste da capital paulista.

Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em 1.868 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.


Tags