Voltar para Notícias Eventos | 31/05/2024 21:16:06

CPTM e Secretaria Municipal de Educação de SP se unem para propagar campanha contra evasão escolar

Estações Lapa, Palmeiras-Barra Funda, Perus e Guaianases serão palco da ação entre 01 e 09 de junho

A CPTM se une à Secretaria Municipal de Educação para disseminar a campanha contra a evasão escolar "Estudante Presente Transforma Futuros". A ação irá acontecer em duas ocasiões: a primeira na Estação Guaianases, de 1º a 5 de junho, e a segunda nas estações Lapa, Palmeiras-Barra Funda e Perus, de 5 a 9 de junho.

A campanha conta com a instalação de carteiras escolares gigantes e customizadas para chamar a atenção do público. O objetivo da atividade é despertar a consciência coletiva da população sobre a importância da presença e frequência de crianças e jovens nas escolas todos os dias.

Esta iniciativa faz parte do programa homônimo, instituído pelo Decreto Nº 63.104, de 28 de dezembro de 2023, e é inspirada no provérbio africano "é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança". A campanha busca ressignificar a responsabilidade sobre a educação, mobilizando a sociedade a refletir e agir em prol dessa causa fundamental.

A presença das carteiras escolares em locais de grande circulação visa lembrar a sociedade da importância da educação e incentivar uma reflexão profunda sobre o papel de cada indivíduo na manutenção da frequência escolar. É um convite para que pais, professores, familiares e amigos assumam um papel ativo na educação de crianças e jovens. "A campanha destaca que a educação é um compromisso coletivo e que a participação de todos é essencial para garantir que nenhum aluno fique para trás," ressalta Rodrigo Pontes, gerente de Marketing da CPTM.

Rede Municipal de Ensino (RME)

A Rede Municipal de Ensino (RME) atende mais de 1 milhão de estudantes em cerca de 4,1 mil unidades educacionais, cujas ações de Busca Ativa e Combate à Evasão Escolar já fazem parte da rotina pedagógica de cada escola e contribuem para a queda da taxa de abandono na rede. Comparando os últimos dez anos, as taxas de abandono escolar vêm caindo na RME. Dados do Censo Escolar apontam que em 2022, a taxa de abandono do Ensino Fundamental e Médio caiu para 0,95%. Em 2012 o número era de 1,35%.

Hoje, além das ações existentes anteriormente, a rede municipal já conta com Mães Guardiãs para realização de Busca Ativa aos estudantes faltosos e trabalham com o incentivo à Cultura de Paz e boa convivência escolar, atividades que também são praticadas nas escolas por meio das Comissões de Mediação de Conflitos presentes em todas as unidades.

"É o momento e queremos ir além das políticas públicas ativas para formar os cidadãos do amanhã e precisamos nos unir como comunidade para enfrentarmos os diversos desafios que levam à evasão escolar", compartilha Fernando Padula, Secretário Municipal de Educação de São Paulo.

Sobre a CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.

Campanha "Estudante Presente Transforma Futuros"

Locais
Estação Guaianases (Linha 11-Coral)

Data: de 1º a 5 de junho