A Central de Achados e Perdidos da CPTM recebeu 68.181 objetos no ano de 2024, o que representa um crescimento de 0,21% em relação aos 68.035 itens recebidos em 2023 e de 12,9% em comparação a 2022 (60.407).
Do total registrado no ano passado, 44.791 itens, ou 65,7%, correspondiam a documentos, enquanto 23.390, ou 34,3% eram objetos como celulares, guarda-chuvas ou outros itens comuns, mas também uma bicicleta, um aspirador de pó ou até mesmo uma cadeira de rodas infantil.
"A nossa taxa de devolução também permaneceu em níveis altos: no ano passado a CPTM devolveu 22.409 itens, ou 33% do total", afirma Viviane Vizioni, Chefe do Departamento de Relacionamento com o Passageiro da companhia, responsável pelo recebimento, cadastramento, armazenamento e eventual devolução de tudo o que é perdido pelos passageiros das cinco linhas da companhia.
De acordo com ela, 82% das devoluções aconteceram após busca do dono pela própria CPTM em 2024. Essa tarefa investigativa envolve cruzamento de informações, por meio de sites e bancos de dados diversos, visando à identificação de um possível contato do proprietário. A equipe realiza uma pesquisa minuciosa a partir de indícios nem sempre evidentes. A busca ativa passa por etapas de procura em cadastro de usuário da CPTM e outros sistemas de transporte, além de consultas ao Diário Oficial, contato com organizações, instituições e pessoas que podem servir de intermediários.
Todos os objetos entregues na central ficam armazenados por até 60 dias. É neste período que os empregados atuam para achar o dono e, quando estes não são localizados, os itens são encaminhados para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, entidade social mantida pelo Governo do Estado. No caso dos documentos, a maioria é devolvida aos órgãos expedidores, e os cartões de banco são destruídos.
A Central de Achados e Perdidos da CPTM está localizada na estação Palmeiras-Barra Funda (Linha 7-Rubi) e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. Atende também pelo 0800 055-0121 ou pelo e-mail passageiro@cptm.sp.gov.br.
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em 1.868 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.
638758179127111111 Ocorreu o seguinte erro: Value does not fall within the expected range. Microsoft.SharePoint.Library at Microsoft.SharePoint.Library.SPRequestInternalClass.GetMetadataForUrl(String bstrUrl, Int32 METADATAFLAGS, Guid& pgListId, Int32& plItemId, Int32& plType, Object& pvarFileOrFolder)
at Microsoft.SharePoint.Library.SPRequest.GetMetadataForUrl(String bstrUrl, Int32 METADATAFLAGS, Guid& pgListId, Int32& plItemId, Int32& plType, Object& pvarFileOrFolder)
at Microsoft.SharePoint.SPWeb.GetListItem(String strUrl, Boolean bFields, String[] fields)
at CPTM.Portal.Commom.Noticias.GerenciamentoNoticias.GetNoticiasRelacionadas(SPWeb web, UInt32 rowLimit)
at CPTM.Portal.Web.WebParts.NoticiasRelacionadasWebPart.NoticiasRelacionadasWebPartUserControl.Page_Load(Object sender, EventArgs e)