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Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 27/12/2024 15:39:27

 

​CPTM registra recorde histórico de satisfação dos passageiros em 2024 com 86,88% de avaliações positivas

 Aprovação dos passageiros comprova melhorias no serviço, com destaque para tempo de espera e tempo de viagem

A pesquisa de satisfação do passageiro da CPTM obteve 86,88% de aprovação em 2024, aumento de 0,14% em relação ao ano anterior, representando recorde histórico da companhia. Entre os dias 04 e 14 de novembro, foram ouvidas 3.010 pessoas nas 57 estações das cinco linhas da companhia, abrangendo 18 municípios, com amostras proporcionais ao fluxo de passageiros por intervalos de tempo de pico e vale.
 
O resultado positivo é fruto do planejamento estratégico com foco na melhoria da qualidade da prestação de serviço das mais de 1,6 milhão de pessoas que utilizam a rede de trens.
 
O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 3,6% nas linhas e de 1,8% para toda a rede. O estudo foi realizado pelo Instituto Consulting do Brasil.
 
De acordo com a opinião de 31,87% das pessoas, a maior mudança na qualidade do serviço prestado foi em relação ao tempo de espera nas plataformas das estações. Já 22,31% perceberam melhoria no tempo da viagem.  Essa avaliação tem relação com os investimentos e estratégias operacionais adotadas pela companhia para a melhoria na regularidade e redução dos intervalos entre trens em todas as linhas.
 
Quando questionados sobre a expectativa em relação ao futuro, outros 67,51% acreditam que a qualidade deve melhorar ainda mais nos próximos cinco anos.

“Os resultados da pesquisa comprovam que nosso compromisso com a melhoria contínua está surtindo efeito. Graças ao planejamento estratégico e ao trabalho incansável de nossas equipes, conseguimos elevar significativamente a qualidade dos nossos serviços. E não vamos parar por aí: nossos especialistas já estão trabalhando em novas soluções para garantir uma experiência de viagem ainda melhor para nossos passageiros.”, explica o presidente Michael Cerqueira.
 
Perfil do Passageiro da CPTM e avaliação por linha
De acordo com a pesquisa de satisfação, as mulheres usam mais as linhas de trens alcançando 51,23%, enquanto os homens representam 48,77%.
 
Pessoas de 25 a 34 anos são a grande maioria dos passageiros das cinco linhas, totalizando 26,71%, seguidos por passageiros de 18 a 24 anos que representam 23,16% do total geral.
 
A maioria absoluta dos passageiros da CPTM (73,65%) utiliza os trens da companhia para trabalhar, seguido por pessoas que usam para estudar (9,37%).
 
A Linha 13-Jade, a primeira linha totalmente construída pela CPTM, foi a que registrou o maior nível de satisfação com 96%. Em seguida aparece a Linha 10-Turquesa com 91,23%. No restante das linhas, é possível perceber um equilíbrio na avaliação, sendo 85,48% na Linha 11-Coral, 84,52% na Linha 12-Safira e 85% na Linha 7-Rubi.

Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em 1.868 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.



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