Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 19/06/2024 07:38:15

 

​Curiosidades: Dia do Cinema Brasileiro na CPTM

 Neste 19 de junho, conheça algumas curiosidades das produções cinematográficas nacionais com locações feitas em pátios e estações da companhia

Estações, trens e pátios da CPTM já foram palco de muitas produções artísticas e culturais que valorizam histórias, conectam pessoas e mostram o cotidiano da vida urbana. Para homenagear o Dia Nacional do Cinema, comemorado nesta quarta-feira (19/06), a CPTM relembra quatro produções nacionais nas telonas que têm locações feitas em pátios e estações de trens. 

 

"Pixote, a Lei do Mais Fraco" (Hector Babenco), "Ensaio sobre a Cegueira" (Fernando Meirelles), "O Ano em que meus pais saíram de Férias" (Cao Hamburger) e "Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou" (Bárbara Paz) mostram a paisagem dos trilhos de trens na vida dos personagens. 

 

"Reunir e preservar essas memórias é uma forma de mostrar que as estações ferroviárias fazem parte da vida cotidiana das pessoas. Para além de levar os passageiros aos seus destinos, os espaços das estações são ambientes para promover a arte, cultura e lazer", explica Rodrigo Pontes, gerente de Comunicação e Marketing da CPTM. 

 

Em "Pixote", um dos primeiros filmes do renomado diretor Hector Babenco, lançado em 1980, há uma cena de um menino caminhando sobre os trilhos de trem, gravada em uma área do Pátio de manutenção Ceasa. Anos mais tarde, em 2017, no filme em homenagem a Babenco, a cineasta Bárbara Paz reproduz a mesma cena.

 

Na cena do jogo de futebol em "O Ano em que meus pais saíram de férias", de Cao Hamburger, gravado em 2006, o cenário é o Pátio de manutenção de trens da Lapa com os trilhos da ferrovia ao fundo. 

 

Já o Pátio de manutenção de Presidente Altino, em Osasco, recebeu a produção da película 'Ensaio sobre a Cegueira", de Fernando Meirelles, em 2008.  

 

Programa Arte e Cultura nos Trilhos da CPTM

A CPTM lançou, em 2021, a webserie Arte e Cultura nos Trilhos da CPTM, que pode ser vista no canal da companhia no Youtube em 12 episódios, mostrando as diversas expressões artísticas realizadas nos espaços da ferrovia, além do cinema nacional, como bastidores e curiosidades de gravações de programas de TV, telenovelas, pinturas e grafites, vídeos e shows musicais de artistas e até eventos de moda. 

 

As estações e trens da CPTM também entraram no roteiro de algumas novelas, como "Éramos Seis", "Haja Coração", remake de "Anjo Mau" e "Terra Nostra". 

 

Para assistir a webserie Arte e Cultura nos Trilhos da CPTM acesse:

https://www.youtube.com/@cptmoficial


Tags