O Diretor de Operação e Manutenção da CPTM, Luiz Eduardo Argenton, participou na tarde desta quinta-feira (13/06) painel "Sistema de Transporte Público Inteligente" no Parque da Mobilidade Urbana, o principal evento do setor na América Latina. Ao lado dos demais participantes, ele abordou a questão da implantação de aplicativos móveis para planejamento de viagens e rastreamento em tempo real de ônibus, trens e metrôs e integração de diferentes modos de transporte.
O executivo destacou em sua fala, a preocupação com o passageiro desde o momento da sua decisão de viagem e escolha pela CPTM como meio de transporte, até a chegada ao seu destino, a chamada "Jornada do Passageiro", ligando a estratégia ou uso de tecnologias para que o passageiro obtenha o maior número possível de informações sobre o trajeto que será seguido, como horários do próximo transporte, mapas e valores a serem pagos pela viagem.
Argenton destacou a Estação Palmeiras-Barra Funda, que atende a Linha 7-Rubi e o Expresso Aeroporto – e que até o final deste ano também receberá a Linha 11-Coral, como exemplo do uso de tecnologias para facilitar a vida do passageiro. O local é o primeiro da companhia a possuir não apenas 24 painéis informativos sobre a chegada do próximo trem, mas também quatro totens interativos para a obtenção de mais informações. No total, são 70 painéis na estação, localizados tanto nas plataformas quanto no mezanino.
"A comunicação visual eletrônica oferece uma condição de acesso melhor para o passageiro, possibilitando uma interação inédita e eficaz com a CPTM. Com ela, conseguimos, por exemplo, direcionar o fluxo em caso de necessidade, como jogos de futebol ou shows na região", explica o diretor, que lembrou ainda que a próxima estação a receber estes painéis será o Brás, a mais movimentada da companhia, atendendo as Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira.
Argenton lembrou ainda do atual aplicativo da CPTM, que atualmente indica a situação das linhas (incluindo Metrô, Via Quatro e Via Mobilidade) e sugestões de trajetos e, de acordo com ele, o planejamento estratégico da companhia tem como meta um novo aplicativo com mais informações e que pode estar ligado a outros aplicativos de mobilidade, como o Cittamobi, aplicativo de mobilidade urbana que, segundo Emanuele Cassimiro, CPO da empresa e que atuou como moderadora do painel, tem como objetivo incluir e manter as pessoas dentro do sistema de transporte público.
"Nossa ideia é que, além dos painéis nas estações, as informações das coordenadas georreferenciais para a detecção da localização do trem sejam utilizadas pela Cittamobi para fazer a previsão do horário de chegada da composição", disse o diretor, que explicou que já existe uma parceria entre as duas empresas para que isso seja possível em um futuro próximo.
Argenton também destacou a comunicação eficaz com os passageiros da CPTM através de meios como Whatsapp e 0800, mas também pelas redes sociais. Além disso, os bicicletários e o incentivo ao uso de bicicletas no sistema também foi destacado na fala do diretor.
"Temos bicicletários em 19 estações, com segurança e acesso via um cadastro simples. Além disso, temos regras para o uso das bicicletas dentro dos trens, além de alguns paraciclos", reforçou Argenton.
"Na Linha 12-Safira, por exemplo, temos muitas estações em que grande parte dos passageiros dependem exclusivamente de bicicleta e trem para se locomoverem, o que mostra a importância de abastecermos as pessoas com esse tipo de serviço", lembrou o diretor, que citou ainda a redução do tempo de viagem da linha que liga a Estação Brás a Calmon Viana, no município de Poá. "Uma redução de 10 minutos no percurso gera 20 minutos em que as pessoas não estão em deslocamento, o que é muita coisa", observou.
Já no final do painel, o diretor falou sobre a acessibilidade nas estações da CPTM. "O passageiro quer autonomia, seja ele cadeirante, uma pessoa portadora de outra deficiência ou não, e temos que garantir que isso seja possível dentro das nossas estações", completou.
Além de Argenton e Emanuele, participaram do painel Letícia Diniz Dominguez Lima, Secretária Adjunta de Mobilidade Urbana da Prefeitura de São José dos Campos, que falou sobre as integrações entre os ônibus municipais e o uso de bicicletas compartilhadas utilizando-se apenas o valor de uma passagem; João Victor Dzeren, Head de CX & Marketing da Autopass, que falou sobre o cartão TOP e necessidade de implantação de novas tecnologias para garantir conforto e segurança não apenas no momento do pagamento das passagens; e Adriana Nascimento da Silva, Assessora do Banco do Brasil, que mostrou como o banco pode ajudar na construção de uma mobilidade urbana mais eficaz a partir das demandas dos clientes com necessidades em relação a esse assunto.
Além da participação do Diretor de Operação e Manutenção, nesta edição do Parque da Mobilidade Urbana, que se encerra no dia 14/06, a CPTM apresenta aos participantes do evento o simulador de viagens para o treinamento e aperfeiçoamento de maquinistas.
De acordo com a organização do evento, serão apresentadas uma série de palestras, exposições e experiências interativas, com o objetivo de oferecer uma imersão completa no universo da mobilidade urbana. E o transporte público será um dos principais temas abordados, assim como indústria da mobilidade; planejamento da mobilidade urbana nas cidades; e tendências em mobilidade aérea urbana e drones. O evento contará com 8 palcos simultâneos, rodadas de negócios, experiências interativas, exposições, workstations, transmissão ao vivo, espaços de convivência e a loja do Parque da Mobilidade Urbana.
O Parque da Mobilidade Urbana acontece na Arca (Av. Manuel Bandeira, 360, Vila Leopoldina, São Paulo) e outras informações sobre o evento, como os painéis e palestrantes convidados, podem ser acessadas no endereço https://parquedamobilidadeurbana.com.br/.
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.800 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.
638677707278493179 Ocorreu o seguinte erro: Value does not fall within the expected range. Microsoft.SharePoint.Library at Microsoft.SharePoint.Library.SPRequestInternalClass.GetMetadataForUrl(String bstrUrl, Int32 METADATAFLAGS, Guid& pgListId, Int32& plItemId, Int32& plType, Object& pvarFileOrFolder)
at Microsoft.SharePoint.Library.SPRequest.GetMetadataForUrl(String bstrUrl, Int32 METADATAFLAGS, Guid& pgListId, Int32& plItemId, Int32& plType, Object& pvarFileOrFolder)
at Microsoft.SharePoint.SPWeb.GetListItem(String strUrl, Boolean bFields, String[] fields)
at CPTM.Portal.Commom.Noticias.GerenciamentoNoticias.GetNoticiasRelacionadas(SPWeb web, UInt32 rowLimit)
at CPTM.Portal.Web.WebParts.NoticiasRelacionadasWebPart.NoticiasRelacionadasWebPartUserControl.Page_Load(Object sender, EventArgs e)