ESTRUTURA DA GOVERNANÇA DA CPTM


Passe o mouse sobre a estrutura e conheça suas atribuições.

Comitê de Elegibilidade e Aconselhamento
Comitê de Elegibilidade e AconselhamentoÉ o comitê estatutário responsável por verificar a conformidade do processo de indicação e de avaliação de membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal. Seus membros são indicados pelo acionista controlador, o Estado de São Paulo.
Assembléia GeralAssembléia GeralÉ o órgão supremo da administração, com poder deliberativo sobre os rumos da Companhia. É composta pelo conjunto dos acionistas com direito a voto. Suas atribuições estão definidas no Estatuto Social, dentre as quais é responsável por eleger o Conselho de Administração.
Conselho Fiscal
Conselho FiscalDe funcionamento permanente, é composto por cinco membros efetivos eleitos pela Assembleia Geral Ordinária Anual. Entre as atribuições previstas em lei, tem a responsabilidade de manifestar-se acerca da proposta de escolha e destituição dos Auditores Independentes, preliminarmente à sua submissão ao Conselho de Administração.
Conselho de Administração
Conselho de Administração É composto por um Presidente, dois Membros Independentes, sete Conselheiros membros eleitos pela Assembleia Geral e um representante dos funcionários eleito. O Conselho de Administração é um órgão de deliberação colegiada responsável pela orientação superior da empresa.
Comitê de Auditoria Estatutário
Comitê de Auditoria Estatutário (CAE)Órgão técnico auxiliar ao Conselho de Administração, com competências atribuídas em Lei e no estatuto Social CPTM. É integrado por três membros,  devendo ao menos um dos membros do Comitê possuir reconhecida experiência em assuntos de contabilidade societária
Diretoria Executiva
Diretoria ExecutivaÉ composta por cinco membros, sendo um Diretor-Presidente, um com atribuições específicas para a matéria financeira, um com atribuições para a área operacional, um para a área de engenharia e um para a área de planejamento, com as respectivas atribuições fixadas pelo Conselho de Administração e especificadas no Regimento Interno e na Norma Geral de Estrutura Organizacional NG/002
Auditoria Interna
Auditoria InternaSubsidia o Comitê de Auditoria Estatutário (CAE) e os Conselhos de Administração e Fiscal com as informações necessárias, responde pelas atividades de auditoria interna e coordena o atendimento aos organismos externos de fiscalização e Auditores Independentes.
Conformidade, Gestão de Riscos e Controles Internos
Conformidade, Gestão de Riscos e Controles InternosÉ representada na CPTM pela Gerência de Conformidade, Controles Internos e Gestão de Riscos (GRI), responsável por zelar pela Governança, pelo fornecimento de informações consolidadas à Diretoria Colegiada, Órgãos Estatutários e aos Órgãos de Controle Interno e Externo, pela verificação de cumprimento de obrigações e de gestão de riscos, pelo implemento dos Códigos de Conduta e Integridade, por atuar no apoio ao Planejamento Estratégico através dos controles internos, riscos e conformidade, por assessorar tecnicamente as demais gerências no tratamento das medidas de proteção e transparência da gestão.
Governança Corporativa
Governança CorporativaRepresentada na CPTM pela Gerência de Governança Corporativa (GRG), responsável por assegurar que as estruturas de governança observem os princípios da eficiência, transparência e prestação de contas, para alcançar os resultados institucionais que satisfaçam as expectativas de todos os agentes envolvidos, bem como por promover a integração e as relações entre acionistas, Conselhos, Comitês, Diretoria, executivos e demais interessados no sentido de permitir a condução da Companhia ao encontro de seus objetivos



A estrutura de Governança da CPTM está definida da seguinte forma:





______ Subordinação Direta (conforme definição Legal e Estatutária)

........... Sistema de Governança - Sistema de controle da Companhia: Acionistas (Assembleia Geral), Gestão (Conselhos, Diretoria, Comitê) e Órgão de Apoio


Conselho de Administração



Conselho Fiscal


O Conselho Fiscal é o órgão de funcionamento permanente cujas principais atribuições são fiscalizar as atividades da Administração, examinar as demonstrações contábeis e emitir opiniões sobre os relatórios financeiros, nos termos das Leis n° 6.404/1976, e 13.303/2016 e do Estatuto Social.

O Conselho Fiscal é composto por três a cinco membros efetivos eleitos e igual número de suplentes, eleitos Assembleia Geral Ordinária Anual, com reeleição permitida. Veja abaixo a composição:

  • Membros Titulares - Carlos Augusto Gomes Neto | Diego Allan Vieira Domingues | Manoel Marcos Botelho | Manuela Santos Nunes do Carmo | Alex Fabiane Teixeira – representante do acionista minoritário
  • Membros SuplentesCarlos Alberto Barbosa de Oliveira Filho | André Isper Rodrigues Barnabé | Roberta Campedelli Ambiel Gonçalves | Marcelo Senna Valle Pioto Teixeira – representante do acionista minoritário

Comitê de Auditoria Estatutário


  • Coordenador: Elionor Farah Jreige Weffort
  • Membros:  Ernesto Avelar Neto | Grace Maria Silva Urbano | Karina Fonseca Lima

Comitê de Elegibilidade e Aconselhamento


  • Composição:  Marco Antônio Assalve  |  Celso Jorge Caldeira  |  Maria Lucia Miranda de Souza Camargo

Diretoria


A diretoria é órgão de administração da Companhia. Sendo composta por 5 (cinco) membros, sendo um Diretor Presidente, um com atribuições específicas para a matéria financeira, um com atribuições para a área operacional, um para a área de engenharia e um para a área de planejamento.


  • Diretor Presidente: Pedro Tegon Moro
  • Diretora Administrativa Financeira: Ana Caroline de Faria Eduardo Borges
  • Diretor de Engenharia, Obras e Meio Ambiente: Marcelo José Brandão Machado
  • Diretor de Operação e Manutenção: Luiz Eduardo Argenton
  • Diretoria de Planejamento e Novos Negócios: José Marcos Miziara Filho